Com o objetivo de fortalecer o desenvolvimento econômico da região Centro-Oeste junto ao governo federal, os Governadores do Centro-Oeste realizarão um Fórum segunda-feira 30 de março 2009, na Residência Oficial do governador do DF, José Roberto Arruda. A ativação da Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco) foi um dos principais assuntos abordados no encontro, que reuniu além dos governadores da região, o ministro de Assuntos Estratégicos, Mangabeira Unger.
Do almoço entre os governadores resultou a Carta de Brasília, documento que contém as principais reivindicações e idéias debatidas, que será encaminhada ao presidente Lula pelo ministro Unger. Em 60 dias, os governadores apresentarão um termo de referência para a revisão do Plano Estratégico de Desenvolvimento do Centro Oeste 2007.
Os governadores decidiram procurar o presidente Lula para agilizar a efetivação da Sudeco, recriada por Lei Complementar em janeiro deste ano. O objetivo do órgão é dar fomento econômico para os estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal por meio de um Plano de Desenvolvimento Regional que estabeleça programas e ações para o crescimento das regiões. Os governadores querem incluir ainda na Sudeco o noroeste de Minas Gerais e Tocantins, estados limítrofes da região e que possuem as mesmas necessidades do Centro-Oeste. O noroeste mineiro, por exemplo, tem problemas climáticos, de escoamento de produção, de energia e na área de segurança, comuns ao Centro-Oeste.
A ampliação da participação dos governadores na gestão do Fundo Constitucional de Financiamento do Centro- Oeste (FCO) foi outro assunto tratado durante o almoço. Para isso os governadores propuseram a instalação do Conselho Deliberativo do Centro-Oeste para assegurar maior integração nas decisões de aplicação dos recursos do FCO e do Fundo de Desenvolvimento do Centro-Oeste (FDCO).
Depois de quase quatro horas de reunião, os governadores reivindicaram ainda a ampliação de recursos para aplicação nos estados da região Centro-Oeste como forma de enfrentar a crise econômica global.
Participaram do encontro os governadores Aécio Neves (MG), Marcelo Miranda (TO), Alcides Rodrigues (GO), além dos vice-governadores do DF, Paulo Octávio, do Mato Grosso, Silval Barbosa e do Mato Grosso do Sul, Murilo Zauith.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário